Tribal na primeira reunião de 2012



Para avaliar o agitado ano de 2011 e começar o planejamento das ações de 2012, a Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade se reuniu na segunda-feira última em sua sede, e já conta com novidades animadoras.

2011 foi avaliado como um ano de muitas conquistas, de consolidação da Tribal como fomentadora cultural na cidade de Cabo Frio e Região dos Lagos. Com as ações realizadas com o Ponto de Cultura "Sobre Rodas da Animação", as constantes exibições de curta metragens pelo Núcleo de Cinema, o fortalecimento e constância do Núcleo de Cultura Popular com suas apresentações mensais na Praça São Benedito, além da formação do Núcleo de Artes Cênicas, os associados e moradores de Cabo Frio puderam contemplar diversos segmentos artísticos em constante atividade.

Para este ano, a Tribal está planejando ampliar ainda mais sua gama de ações e, para isto, já começa a preparar seus números. Esta reunião é apenas a primeira de muitas, que busca criar o planejamento ideal para agraciar a Região dos Lagos com mais arte. E, para reforçar este time, a Tribal conta com duas novas associadas de peso: a atriz e professora Viviane Antunes e a atriz e fotógrafa Marcelas Rimes.

Tribal 8 anos - Em direção ao infinito!

Tribal faz sucesso em Casimiro de Abreu e nos distritos de Rio Dourado e Professor Souza



A noite de domingo, 18, foi agitada na praça de Rio Dourado. As pessoas que passavam pela rua, tanto de carro quanto a pé, diminuiam a velocidade para perceber o que estava acontecendo. De um caminhão, artistas cabofrienses, de rostos pintados, chamavam a atenção de quem passava. Era o Auto de Natal “Nativa Idade”, uma história contemporânea da vida de Jesus.


O batuque e as belas vozes que iniciaram a apresentação já indicavam que seria uma atração diferente de tudo o que os munícipes já haviam visto. As primas Abia e Maria Heloisa Kort-Kampi, se disseram maravilhadas com o espetáculo. “Gostei muito!Teatros como este trazem as crianças para a praça. Trazem mais cultura pra cá”, comentaram as meninas. “Aprendemos algumas cantigas de rodas e relembramos de outras”.


Com texto escrito por João Siqueira e músicas compostas pelo diretor do espetáculo José Facury e por Ivan Tavares, o Auto de Natal foi ensaiado pela trupe que tem 8 anos de existência durante 4 meses. Para Wilguiner, de 11 anos, morador da localidade, o que mais agradou foram os diversos estilos musicais utilizados na peça. “Gostei muito das músicas. Foi o mais divertido”, sentenciou o menino. Andressa Ramos, acompanhando seu filho Cristiano, de 1 ano, também apreciou muito o evento programado pela Fundação Cultural para o final deste ano. “Adorei. Sempre que tiver mais, eu venho”



Em Professor Souza, o evento foi também muito aguardado por todos. A trupe começou a apresentação no chão, tocando vários instrumento musicais, mexendo com o povo e entoando a música "Todo artista tem de ir aonde o povo está". 
Na peça adaptada para os dias de hoje, a esposa de lavrador está prestes a dar a luz e enfrenta muitos obstáculos para isso, pois ela e seu marido se encontram desempregados. 



A dificuldade em conseguir atendimento num hospital da rede pública é abordada na apresentação no momento em que ela vai para a fila de espera e encontra outras mulheres na mesma situação. Tudo acaba bem e o menino nasce ali mesmo, auxiliado pelas outras mães e pacientes da fila. Toda a história é contada ao som de música brasileira e os atores interagem com o público várias vezes. 
















A última apresentação foi em Casimiro de Abreu, na Praça Feliciano Sodré na última quinta, dia 22.Pontualmente às 21h, os batuques deram o ar de sua graça e fizeram a alegria do público mais uma vez, tendo como cenário a praça ornada pela iluminação de Natal.



 grupo Tribal é de Cabo Frio e existe há oito anos, mas o Auto sobre Rodas estreou em Rio Dourado na semana passada. O diretor do espetáculo, José Facury, confessou que no início teve receio de o público não aceitar esse formato de apresentação. Eleadorou a recepção e interação do público casimirense e promete voltar mais vezes.




Copiado do site oficial da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu (
http://culturacasimiro.blogspot.com)